O aluno deve aprender a chutar a gol com a perna direita e a esquerda?
FUTEBOL
PorNOVA ESCOLATatiana PinheiroBruna Nicolielo
01/04/2010
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLATatiana PinheiroBruna Nicolielo
01/04/2010
Sim. A dominância lateral é definida quando a mão e o pé obedecem à preferência de um lado do corpo. Essa característica, denominada lateralidade, é considerada inata. Quando o hemisfério cerebral esquerdo predomina, o aluno manifesta a preferência pela lateral direita. Se ocorre o oposto, tem-se preferência pela lateral esquerda.Mas dificuldades de lateralidade podem causar problemas em reconhecer esquerda e direita, por exemplo. Por isso, é fundamental investir em práticas corporais que permitam trabalhar os membros de ambos os lados do corpo. No futebol, é válido preparar atividades que exijam habilidades de chute com as pernas direita e esquerda.
Consultoria Clarissa Teixeira, doutoranda de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Pergunta enviada por Maria Clara Andrade, Balneário Camboriú, SC
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe