Bebeteca: um espaço de incentivo à leitura por bebês
Os direitos dos bebês devem caminhar juntos de forma lúdica, mas com intencionalidade
PorMara Mansani
30/10/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
30/10/2018
Você já deu uma olhada em nosso novo documento de referência para o ensino do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular? Acredito que um dos destaques dela é a progressão da aprendizagem, nítida em todas as disciplinas. A leitura, por exemplo, está proposta desde os primeiros anos da criança na escola, já na Educação Infantil.
É sobre isso que eu gostaria de conversar hoje. Você já ouviu falar da Bebeteca?
Bebeteca é um espaço de leitura especialmente voltado para bebês, onde são realizadas ações de leitura para os pequenos que ainda estão nas fraldas. Em muitas creches Brasil afora, elas já são uma realidade.
Nessa proposta, os bebês vão tendo contato com o mundo dos livros, das histórias, da fantasia e da imaginação. Eles surpreendem com sua capacidade de interação e entendimento, em rodas de leitura, ao, por exemplo, reproduzir falas de personagens, pedir leituras, fazer a sua própria leitura não convencional das histórias.
Na BNCC, são sugeridas leituras para os pequenos em diferentes veículos, como livro, revista, gibi, jornal, cartaz; e situações de escuta de textos em diferentes gêneros: poemas, fábulas, contos, receitas, entre outros. Uma prática que os pequenos adoram é a leitura pela professora com o uso de fantoches e objetos que representem partes da história ou dos personagens.
Mas as histórias não devem ser muito longas, para respeitar a capacidade de atenção de cada fase da criança. O participar, o brincar, o expressar e outros direitos devem caminhar juntos de forma lúdica, mas com intencionalidade na aprendizagem.
Há pouco tempo, a creche era considerada apenas um lugar de "guardar as crianças", vigiá-las enquanto os pais e responsáveis trabalhavam. Não era vista como um espaço de aprendizagens múltiplas. Aliás, os bebês sequer eram vistos como aprendizes. Mas muitas transformações aconteceram na nossa Educação para que a gente pudesse compreender a importância da leitura e da literatura no desenvolvimento dos nossos alunos, desde bem pequenos!
Na BNCC de Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação à leitura estão explicitados no campo de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação". No Ensino Fundamntal, as ações de leitura vão se ampliando, com maior grau de abrangência e complexidade ano a ano. Veja o que o documento estabelece para os bebês (crianças de zero a 1 ano e 6 meses):
LEIA MAIS BNCC: E-book gratuito sobre Educação Infantil
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil também traz ao debate a importância de propor ações de leitura desde muito cedo, no Caderno 4 - Bebês como leitores e autores:
"A narração constitui a principal fonte de entrada para a linguagem. Narramos para sobreviver, para compreender o significado das coisas que acontecem ao nosso redor, para organizar o tempo. Os bebês precisam, prioritariamente, destas experiências narrativas precoces, tanto aquelas que organizam a vida cotidiana ('Agora vou dar banho em você, vou tirar a sua roupinha, depois vamos comer e descansar...', 'Nossa, olha esse passarinho que está em cima do galho, agora saiu voando... é muito colorido!', por exemplo) quanto as narrações poéticas, que nos dão os contos e alimentam o território da ficção." (página16).
A bebezinha Alana, de apenas seis meses, participa do projeto "Ler Faz Bem" na creche que frequenta. Uma das lições de casa dos bebês é levar um livro para casa para ler em família. "A proposta do Projeto Ler Faz Bem é ler um livrinho, e registrar no caderno como foi esse momento. A mamãe contou a história e o papai e a Alana desenharam. Foi uma delícia! A Alana já tem gosto pelos livros! Ama ouvir histórias!", me contou a mãe Juliana. Pelas imagens, dá pra ver que a história teve total atenção de Alana!
E vocês, queridos professores, quais suas sugestões para explorar a escuta e a leitura para bebês? Conte aqui nos comentários!
Um grande abraço e até semana que vem,
Mara Mansani
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Prática pedagógica
Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular
Atividades envolvendo aspectos da culinária típica destas celebrações podem render muitas aprendizagens de leitura e escrita
Recomposição de aprendizagens
Conheça experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe a criatividade e a reflexão