“Ninguém nasce com preconceito”
Maria Luiza de 8 anos foi à câmara municipal para se manifestar. Conheça essa história:
Por
25/10/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
Por
25/10/2018
Uma nova escola estava sendo construída em Palmas. Um dia, minha mãe comentou comigo que um vereador propôs mudar o nome: de CMEI Arco-Íris para CMEI Romilda da Budke Guarda. A intenção não era só homenagear uma figura pública local, mas, sim, tirar a palavra arco-íris. Na visão dele, tem a ver com a comunidade LGBT e crianças precisam ser protegidas de gays. Fiquei indignada. Publiquei no meu Instagram comentários sobre isso e outro vereador, meu vizinho, ficou sabendo e me convidou para falar na câmara municipal. Li meu discurso em voz alta. Disse que o amor é feito de todas as cores e que o arco-íris representa isso bem. Expliquei que ninguém nasce preconceituoso, são os adultos que ensinam e que eles poderiam ensinar respeito, tolerância e amor. Infelizmente, o nome da escola foi alterado, mas me senti aliviada depois de ter falado. Cor existe em todos os lugares e aposto que a escola, apesar de não ter mais arco-íris no nome, será muito bonita e colorida.
Maria Luiza Cunha Menegon, aluna, 8 anos
Crédito: Loise Maria/Nova Escola
Últimas notícias
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que são usados em sala de aula e três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana
Clima escolar
Clima escolar: como fazer a mediação de conflitos e adotar ações efetivas de prevenção ao bullying
Durante os esforços de recomposição de aprendizagens, é fundamental cuidar da saúde emocional dos estudantes e criar estratégias para melhorar a convivência
Recomposição de aprendizagens
Como Sobral (CE), cidade destaque em alfabetização, está organizando o trabalho no pós-pandemia
Conhecido pela qualidade de sua educação, o município desenvolve uma série de ações que podem inspirar escolas de outras regiões na gestão do processo de recomposição de aprendizagens
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)