Alfabetização: 6 atividades para brincar e aprender
O desafio vai ser acompanhar o ritmo da garotada
PorMara Mansani
08/10/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
08/10/2018
Nossos alunos são a razão da nossa profissão e de todo o nosso trabalho. Vamos nos divertir, mas também aproveitar esses momentos para fazer da alfabetização uma grande brincadeira de aprendizagem.
Minha ideia é planejar uma semana especial, com uma atividade por dia. Mas selecionei seis atividades para a lista abaixo, porque há duas, que eu chamei de "bônus", que podem ser feitas em mais de um dia (inclusive, em todos eles, se você, professor, aguentar a energia da garotada!). Uma delas envolve um pequeno investimento em dinheiro, mas as outras são de custo zero, e muito fáceis de fazer. O planejamento abaixo é apenas uma sugestão, mas sintam-se livres para usar o que lhes agradar, retirar atividades e inserir outras. Vamos a elas:
Ainda não conheci criança que não tenha feito uma cabaninha com lençóis. Amarre barbante pela sala de aula, de um lado a outro, várias vezes, de forma a fazer vários cruzamentos. Peça às crianças que tragam lençóis e prendedores de roupa, para cabaninhas em grupos. Tapetes para forrar o chão e almofadas para deixar o ambiente bem confortável. Deixe um vão no centro da sala vazio para que você se sente para ler um livro para todos, e lembre-se de escolher um livro de acordo com as preferências de sua turma.
LEIA MAIS Formação continuada ajuda a alfabetizar: baixe e-book
As crianças adoram fazer e brincar com brinquedos de papel. Proponha fazer com eles a dobradura de uma camisa (veja como fazer aqui). Pronta a dobradura, faça uma composição com uma foto ou desenho do rosto deles, para montar uma personagem. Depois, a ideia é produzir um pequeno texto descrevendo a personagem, mas somente usando palavras iniciadas com a mesma letra do nome da personagem. Veja:
FÁBIO
FAZENDEIRO
FELIZ
ou
PATRÍCIA
PROFESSORA
PODEROSA
Vamos brincar de circo e transformar a criançada em palhaços. Chapéu ou colarinho de papel e nariz de palhaço já dão conta de compor a personagem. Depois é cantar, brincar e fotografar a palhaçada!
Que tal fazer bombons com as crianças? Nem precisa levar ao fogo. São apenas três ingredientes: lata de leite condensado, leite em pó e chocolate em pó. É fazer, comer e escrever a receita no caderno para repetir quantas vezes eles quiserem em casa.
LEIA MAIS Veja os principais pontos de mudança que a BNCC propõe para Língua Portuguesa
Semana das crianças tem que ter brincadeira! Proponha brincar com seus alunos no pátio ou em outro espaço da escola. Não precisa escolher um único dia para isso, afinal, elas já brincam todo recreio. Mas antes, distribua aos alunos uma lista impressa com nomes de brincadeiras (de preferência as tradicionais, de roda, amarelinha, etc.), para que as crianças leiam sozinhas e depois, em consenso, escolham as brincadeiras preferidas.
Estou muito animada para esta atividade! A ideia é cantar músicas conhecidas pelas crianças, acompanhando e lendo a letra das canções. Escolhi as musicas do CD Chico & Vinícius. Além de ser divertida, é uma boa proposta para ajustar o falado e o escrito.
Como podem ver, minha programação é simples. Não requer muitos recursos, mas é diversificada, divertida e com base na alfabetização. Sabemos que brincar é brincar, mas as atividades propostas de leitura e escrita podem também fazer parte da programação, ainda que indiretamente.
E você, querido professor alfabetizador, já pensou no que vai fazer para comemorar o dia das crianças com os seus pequenos? Compartilhe aqui nos comentários!
Um grande abraço e até semana que vem,
Mara Mansani
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe