É possível desfrutar da leitura na escola?
NOVA ESCOLA juntou um time de especialistas que compartilham estratégias para você usar com a garotada dos anos finais do Ensino Fundamental
01/08/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
01/08/2018
Ilustração: Silva
"O professor tem de ser um contador de histórias”, ensina o escritor moçambicano Mia Couto, em entrevista ao site de NOVA ESCOLA (http://bit.ly/2KAnBrr). Na sala de aula, desenvolver o gosto pela leitura nos alunos é um desafio permanente. Desde os primeiros passos na creche, é recomendada a apreciação de livros e rodas de leitura com os pequenos, que ficam encantados com as narrativas. Mas algo parece quebrar esse entusiasmo conforme os estudantes ficam mais velhos. As leituras passam a ser vistas como tarefas, já que, muitas vezes, são destinadas ao estudo de conteúdos gramaticais ou trazem temáticas distantes da realidade dos estudantes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a leitura por fruição como uma das competências específicas de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental. Mas como reverter esse quadro de desinteresse? Para começar, é importante ter clareza do que significa a leitura por fruição. Escolher as próprias leituras faz parte do amadurecimento dos alunos, mas não é a única maneira de desfrutá-la. Analisar uma obra, por exemplo, também pode ser algo prazeroso. Apesar de a tarefa de apresentar o hábito da leitura ser compartilhada com as famílias, é na escola que os jovens poderão se aprofundar em seus conceitos, suas técnicas e estéticas. A missão não é fácil: gestão do tempo em meio à pressão para lidar com o volume de conteúdos, criar interesse e contemplar as preferências dos alunos, além de separar momentos pessoais de leitura. Para driblar esses obstáculos, a chave está na diversidade de estratégias. Com o objetivo de ajudar você, professor, nessa empreitada, NOVA ESCOLA conversou com especialistas no assunto e traz oito estratégias para estimular o prazer da leitura entre os alunos
LEITURA NA PRÁTICA
Conheça estratégias para estimular o hábito de ler no Ensino Fundamental 2:
ESTIMULE A LEITURA NA PRÓPRIA ESCOLA
CONVERSE SOBRE O QUE ESTÁ SENDO LIDO
RESPEITE AS PREFERÊNCIAS LITERÁRIAS DOS ALUNOS
APRESENTE O LIVRO E DIGA POR QUE ELE É IMPORTANTE
FAÇA LEITURAS COMPARTILHADAS PARA TEXTOS MAIS DESAFIADORES
DÊ UMA CARA NOVA PARA A LEITURA EM VOZ ALTA
APRESENTE DIFERENTES RELEITURAS DE UMA OBRA
SEJA TAMBÉM UM LEITOR
CURSO ONLINE
Para saber mais sobre a leitura no Fundamental 2, aproveite o curso a distância elaborado pela NOVA ESCOLA e o Instituto Singularidades. Confira em novaescola.org.br/cursos/
Na BNCC
Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações
artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, contação de histórias, leituras dramáticas, canais de booktubers, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações. Habilidade EF69LP46
Últimas notícias
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe
Recomposição de aprendizagens
Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas
Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)
Alfabetização matemática
Matemática: a Geometria da Arte
Veja exemplos de obras que permitem abordar as figuras e padrões geométricos, as posições e a simetria.
Alfabetização
Gênero textuais para usar na alfabetização
Entenda como escolher os textos que serão usados em sala de aula e veja três sugestões para explorar o campo de atuação da vida cotidiana