Ana Cristina Santos de Paula
Tendo o centenário de nascimento de Carmen Miranda (1909-1955) como mote, a professora de Arte fez a turma de 6º ano do Rio de Janeiro mergulhar na produção musical da cantora
01/10/2010
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo Cadastre-se
Compartilhe:
Jornalismo
01/10/2010
Para engajar toda a turma de 6º ano na aprendizagem de posições da flauta doce, a professora Ana Cristina Santos de Paula aproveitou a trajetória de Carmem Miranda (1909-1955).
A sequência didática começou com uma pesquisa sobre a vida da cantora e suas principais canções. "A exploração musical se deu pela experimentação do instrumento, como fazem os artistas populares", explica. A prática contemplou a heterogeneidade da classe: enquanto os mais experientes podiam tocar as músicas inteiras, os iniciantes se concentravam nos refrãos.
Para facilitar o processo, Ana Cristina recorreu à linguagem musical mais simples, utilizando partituras só com as sete notas sem explorar as chamadas figuras musicais, que indicam a duração do som. A ideia era que a turma testasse os tempos mais adequados durante as execuções.
Como resultado, os níveis de conhecimento se aproximaram. Todos aprenderam as principais posições da flauta doce - e mergulharam na obra de uma das intérpretes mais representativas do Brasil.
Ana Cristina Santos de Paula
Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ
Disciplina Arte
Conteúdos Flauta doce e ampliação de repertório musical
Ano 6º
Últimas notícias
Educação infantil
Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil
Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
Recomposição de aprendizagens
Áreas do conhecimento: os desafios da interdisciplinaridade no Novo Ensino Médio
Em roda de conversa, especialistas debatem como as equipes pedagógicas podem se organizar para implementar as mudanças
Coordenação pedagógica
Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos
Confira roteiro formativo para preparar os professores e conheça experiências e sugestões de especialistas e de quem já utiliza essa metodologia ativa
Gêneros textuais
Como utilizar gêneros digitais para estudar os clássicos da literatura
Educadora faz reflexão da importância de explorar textos literários na escola e compartilha caminhos para engajar alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças
Observação e escuta atentas são pontos-chave para compreender de maneira efetiva o que a turma já sabe