Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
89

Ensinado História: como fazer uma atividade sobre a Segunda Guerra e o Holocausto

Professora do 9º ano desenvolveu uma sequência didática partindo do Holocausto até os dias atuais, conduzindo os alunos a uma discussão sobre xenofobia e outros temas atuais

Autor: Rita Trevisan

A professora Ariana Peixoto da EE Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, da cidade de São Paulo, construiu uma atividade para trabalhar a história da Segunda Guerra, do Holocausto e do antisemitismo. Na sequência didática elaborada, os alunos puderam relacionar esses acontecimentos e a discriminação contra o povo judeu com assuntos de hoje. Incentivando a pesquisa, o debate em aula, o posicionamento dos alunos e a produção de textos argumentantivos, a atividade de cinco aulas atende às habilidades que a BNCC propõe para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental.


 

Entenda o plano de aula e como fazer

 1ª e 2º AULAS

Objetivo: identificar em documentos e iconografias os métodos de extermínio dos judeus promovidos
pelo nazismo e seus apoiadores.

CONTEÚDO A SER TRABALHADO

  • Segunda Guerra Mundial
  • Antissemitismo
  • Holocausto

COMO FAZER

  • Exibição de trecho do vídeo da Segunda Guerra Mundial do Canal Nostalgia (entre os minutos 39 e 45).

  • Discussão coletiva.
  • Leitura e análise do livro didático.

3ª AULA

Objetivo: estabelecer relações entre os fatos históricos estudados e as intolerâncias presentes na sociedade atual.

CONTEÚDO A SER TRABALHADO

  • Intolerâncias sociais, sexuais, religiosas e raciais.

COMO FAZER

  • Leitura de textos sobre homofobia, xenofobia, intolerâncias religiosas e raciais, previamente selecionados pela professora.

 4ª e 5ª AULAS

Objetivo: posicionar-se criticamente a respeito do tema

CONTEÚDO A SER TRABALHADO

  • Antissemitismo, intolerâncias em geral e bullying

COMO FAZER

  • Produção de texto opinativo acerca do conteúdo estudado


 SOBRE A ATIVIDADE

Além do livro didático, a professora usou trechos de vídeos e artigos selecionados da Internet. “Não conseguiria passar o vídeo todo em sala, então fiz alguns recortes. Achei importante apresentar os países participantes do conflito e das causas até chegar à ascensão do nazismo na Europa. Os alunos também viram um trecho que fala sobre o Holocausto. Depois, leram um texto sobre os judeus que ficaram resistentes nesse período, um panfleto onde pediam ajuda, além de outros artigos selecionados”, explica. Foi trabalhada a interpretação desses textos e, por fim, eles produzira um texto opinativo junto com a professora de Língua Portuguesa da escola.

A participação dos alunos superou as expectativas, diz a professora: “O envolvimento foi muito grande, porque fizemos a relação com temas do cotidiano deles. Outro dia uma professora comentou que os alunos estavam falando sobre xenofobia nos corredores e perguntou se eu tinha abordado o tema. Fiquei contente por saber que eles estavam conversando sobre isso fora da sala de aula”, diz.


 

Habilidades da BNCC relacionadas ao 9º ano

A sequência permitiu desenvolver, nos alunos, as seguintes habilidades descritas na Base:

 

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

 

(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

 

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.