Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
46

O que ler para se preparar para a Alfabetização proposta pela BNCC

Veja sugestões de conteúdos para ajudar a compreender e aplicar as propostas do documento para os primeiros anos do Fundamental.

Autor: NOVA ESCOLA

Diversos estudiosos já desenvolveram pesquisas e materiais que serviram como base para a elaboração da BNCC dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Além disso, universidades e organizações do terceiro setor elaboraram materiais focados na prática que podem ajudar a dar concretude para as propostas do documento. Veja, abaixo, como ter acesso a cada um desses materiais:  




LIVROS

Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais, 192 págs, R$ 59,90.
Trata da importância do trabalho com a consciência fonológica, analisa em detalhes as atividades que desenvolvem a compreensão do sistema de escrita e orienta a realização de atividades de sala de aula para o professor alfabetizador.

Alfabetização – apropriação do sistema de escrita alfabética, organização de Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal, 168 págs., (disponível aqui) 
Teoriza sobre a prática de professores alfabetizadores, fornecendo-lhes subsídios para melhor compreender conceitos, procedimentos, atividades e atitudes que fazem parte do fazer pedagógico. 

Ler e escrever – entrando no mundo da escrita, de Anne-Marie Chartier, 166 págs., R$ 54 reais.  
Orienta o trabalho dos professores com a escrita e a leitura na Educação Infantil e nos primeiros anos escolares.

A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita – caderno do professor, de Maria de Fátima Cardoso Gomes, 84 págs. (disponível aqui)
Responde a duas grandes questões relativas à linguagem escrita: como se aprende e como se deve ensinar.



NA INTERNET

Ceale - Centro de alfabetização, leitura e escrita - UFMG
Espaço em que é possível encontrar estudos recentes sobre alfabetização, tanto do ponto de vista teórico e da pesquisa acadêmica quanto de orientação para a prática do professor.

Plataforma Alfaletrar
Dedicado à alfabetização, o site oferece textos teóricos e sugestões práticas com foco em conhecimento das letras, consciência fonológica e psicogênese da língua escrita – três pontos que ajudam a entender a proposta da BNCC. A plataforma foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e pela professora Magda Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Lemann.

Manual didático – jogos de alfabetização, organização de Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Andrea Tereza Bito Ferreira, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal, CEEL/UFPE.
Desenvolvido pelo Centro de Estudos e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Traz orientações sobre a utilização de jogos e outros recursos lúdicos para introduzir a discussão sobre a natureza do sistema alfabético de escrita e os modos como as crianças se apropriam desse objeto do saber.

Construção da escrita, Nova Escola.
Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001. Traz análise do trabalho de escrita espontânea de um aluno. Fornece informações, materiais didáticos e orientações pedagógicas para trabalhar leitura, alfabetização e linguagem oral.

Labeduc – Espaço de Leitura
Traz atividades interativas para o desenvolvimento da oralidade. Direcionado para professores e famílias. 




CD

Teco – Treco, CPC-UMES
Um CD contendo músicas de Luiz Ribeiro, em que são tematizadas as características do sistema de escrita. As 16 músicas do CD são recursos para o professor ajudar seus alunos a colocar sua atenção em aspectos relevantes para a alfabetização. A canção, por exemplo, que dá tema ao CD, Teco-treco, colabora para que as crianças percebam que, em algumas famílias de sílabas formadas por consoante-vogal (TA – BA- VA- PA), pode entrar uma consoante (R-L) que muda o som da sílaba.

Continue navegando no
Guia da BNCC de Alfabetização


Leia agora:


O que a BNCC propõe para a alfabetização?

Quais textos usar durante a alfabetização inicial?

Como trabalhar leitura, escrita, oralidade e análise linguística no início do Ensino Fundamental

Alfabetização explícita: o que é isso e como trabalha-la?

Entre o som e o sentido: é uma questão de escolha?

Maria José Nóbrega: "XXX"

O que você sabe das propostas da BNCC para alfabetização?