Políticas Públicas
Verifique seus conhecimentos

Teste sobre a base

Você sabe o que é este documento que será referência para a Educação brasileira? Responda às questões e descubra se está realmente por dentro do assunto

O Ministério da Educação (MEC) prevê que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) comece no início do próximo ano, quando o documento deve passar a valer em todo o país. Mas, você sabe o que é este documento que será referência para a Educação brasileira? Faça o teste e descubra se está realmente por dentro do assunto.

1 - O que é a Base Nacional Comum?
A BNCC é o documento que determina as habilidades e conhecimentos que todos os alunos do país devem desenvolver a cada ano e etapa da Educação Básica. Mas ela não define todos os conteúdos a ser ensinado, apenas o que é essencial e comum, para pautar o currículo de todas as escolas do país. Ou seja, cada rede e instituição, ao construir seu currículo, podem incluir também elementos relacionados à realidade local.
2 – Base é sinônimo de currículo?
A BNCC não é um currículo, mas é o ponto de partida para a construção de um, ao organizar e articular as habilidades a ser ensinadas ao longo da Educação Básica. Seu foco está em “o que ensinar”. A parte do “como ensinar”, que também compõe um currículo, não entra no documento. Isso fica a cargo de redes, escolas e professores.
3 - Qual a diferença entre BNCC e PCN?
A BNCC não deve ser confundida com Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nem com Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). As diretrizes, apesar de também ter força de lei, são genéricas, pois definem as áreas de conhecimento, mas não o que deve ser aprendido em cada uma. Os PCN não são obrigatórios, o que significa que a escola define se quer ou não utilizar aquelas sugestões. Eles tratam de metodologia de ensino e sugestões didáticas, por exemplo. Outra diferença é que os objetivos de aprendizagem sugeridos nos parâmetros são por ciclos e não por ano, como a Base. Esses documentos foram referências para a construção da BNCC, mas ela é mais específica e traz detalhamentos que os outros não têm.
4 – Quem vai coordenar a implementação da Base?
Os estados e municípios serão, com apoio técnico do MEC e participação de todos das redes, os responsáveis pela elaboração e adequação dos currículos das redes de acordo com a BNCC. Segundo o MEC, as estratégias para a implementação da Base – que envolvem, além dos currículos, a capacitação dos professores em serviço e a adequação dos materiais didáticos – deverão ser definidas com participação das redes de ensino. Nas escolas, gestores e professores deverão refletir em conjunto sobre como transformar as propostas que vierem das redes em um currículo.
5 – A Base determina que crianças da Educação Infantil aprendam a ler e escrever?
A BNCC indica o início da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, mas diz também que, na Educação Infantil, as crianças precisam entrar em contato com elementos da linguagem oral e escrita, o que pode acontecer, por exemplo, com a leitura de histórias. Segundo a Base, as crianças devem estar plenamente alfabetizadas no final do 2º ano.
6 - As avaliações externas mudarão?
Sim. As avaliações externas deverão usar como matriz de referência as aprendizagens descritas na BNCC. Com isso, a expectativa é de reverter a tendência, ainda presente em muitas escolas, de usar descritores desses exames como norteador da prática docente, ou seja, como guia sobre o que deve ser ensinado. O processo natural são os currículos escolares orientarem as exigências das avaliações.
7 – A Base substituirá o PPP da escola?
Não. O PPP reflete a identidade da escola e indica a direção que a instituição quer seguir. Ele precisa, portanto, trazer informações sobre objetivos a alcançar, metas a cumprir e também uma visão sobre o tipo de Educação desejada, além de indicações sobre os meios para concretizar tudo isso. Por isso, assim como os currículos das redes, o PPP é mais amplo do que a Base. Ele inclui as diretrizes pedagógicas (somando o que e o como ensinar), mas também as definições de planos de ação e até mesmo as relações com as famílias. De qualquer maneira, o PPP necessita se adequar à Base. Os gestores, portanto, deverão conduzir o processo de reformulação do PPP da escola para colocar a Base em prática e fazer os ajustes necessários no planejamento pedagógico.
8 - As diferenças regionais, como linguagem e cultura, estão na Base?
Não. A BNCC traz o que é comum para todos os brasileiros. Cada rede e cada escola poderão acrescentar em seus currículos e PPP elementos relacionados à realidade local: conteúdos que abrangem as características da cultura, economia e sociedade regionais. Vale lembrar também que a Base orienta os currículos com o que ensinar, ou seja, os conhecimentos e habilidades essenciais para todos. O como ensinar fica a cargo de rede e escolas. Assim, o direito a um aprendizado de qualidade para todos fica garantido, e as diversidades regionais e a autonomia do professor também.
9 - Como os gestores podem ajudar os professores na implementação da Base?
Diretores e coordenadores pedagógicos serão responsáveis por apresentar a BNCC para o corpo docente, ajudando-o a interpretar o documento e pensar conjuntamente como transformar os conteúdos da Base e as propostas curriculares das redes em um currículo que esteja de acordo com a realidade da unidade, além de reformular o PPP e auxiliar na estruturação do planejamento diário dos professores de acordo com as novas diretrizes. O coordenador pedagógico deve, portanto, orientar as formações continuadas dos professores para colocar em prática a BNCC e os ajustes necessários no planejamento docente. Os gestores também precisarão desenhar ações e estratégias para apoiar os alunos com defasagem em relação ao que será exigido como conhecimento mínimo para aquela série de acordo com a Base.
10 - O documento contém indicações sobre avaliação interna?
Não. Cabe ao educador a decisão sobre a melhor maneira de verificar a aprendizagem da turma, que está ligada aos objetivos definidos por ele, assim como a metodologia adequada ao ensino de cada um dos conteúdos.
Parabéns,
você acertou 10 de 10 respostas!
E está por dentro da Base! Continue acompanhando as novidades em nossos canais e leve a discussão para a sua escola compartilhando nosso guia com outros educadores.