Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas como produção de lixo, desperdício, reúso e reciclagem, consumo consciente, e também o que são recursos naturais ou não. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar, antes deste, outro plano de aula sobre consumismo. Com relação aos temas sobre o lixo, caso não tenham sido trabalhados anteriormente, sugere-se que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre o assunto. Em relação aos recursos naturais, caso ainda não tenha trabalhado, segue abaixo o link de um plano de aula como sugestão:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/geografia/os-usos-dos-recursos-naturais-no-cotidiano/6028
Antes desta aula, peça aos estudantes que pensem numa melhoria para sua escola, que considerem importante e necessária. Solicite que escrevam a melhoria pensada com letras grandes numa tira de papel, que pode ser feita com folhas de papel A4 (sugerimos que reutilize folhas em que apenas um lado foi utilizado) cortadas ao meio no sentido do comprimento. Faça essa solicitação e recolha com alguns dias de antecedência, para poder organizar algumas ações relacionadas à aula, como levantamento de preços (caso não seja possível que os estudantes façam isso durante a aula). Como sugestão, realize uma caminhada pela escola com o intuito de observarem quais melhorias podem ser necessárias. Ao realizar a caminhada pela escola, proponha que os estudantes observem e registrem se há torneiras pingando, se há coleta de lixo, se há desperdício de energia etc. Eles podem, também, conversar com funcionários, outros estudantes ou outros membros da comunidade escolar.
Para se aprofundar
https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo.
- Para refletir mais sobre uso dos recursos naturais:
https://novaescola.org.br/conteudo/2220/recursos-naturais-um-planeta-so-ja-nao-basta.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Antecipadamente, organize a turma em grupos com quatro integrantes. Esta organização será utilizada na segunda etapa da aula. Para trabalhar o contexto, apresente a proposta de um estudo de caso para a turma (Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano).
O que propor?
Faça a leitura do caso e peça que os estudantes acompanhem. Proponha cada pergunta e faça uma discussão coletiva. Registre as ideias no quadro e peça que copiem no caderno, para que eles tenham material de apoio para o planejamento que farão posteriormente. Na Resolução de atividade 1 - Estudando um caso, veja algumas possibilidades de respostas.
Para finalizar, leia em voz alta a conclusão do caso estudado (Atividade 2, disponível nos materiais complementares), pois assim os grupos terão um exemplo de como realizar a arrecadação da verba necessária às melhorias elencadas e de outras etapas do processo. Você pode apenas ler para os estudantes, fazer cópias para cada grupo ou projetar.
Sugestões de adequação
Se considerar mais conveniente, você pode utilizar apenas uma pergunta mais aberta e ir organizando as ideias durante o debate:
Como acham que essa turma fez para realizar essas melhorias?
Problematização
Tempo sugerido
23 minutos.
Orientações
Para iniciar a problematização, questione a turma sobre a origem e destinação dos recursos financeiros da escola. Em seguida, organize as tarjetas feitas pelos estudantes na ação prévia da aula.
Para realizar o planejamento financeiro, é necessário que os grupos obtenham os preços dos itens que serão necessários para realizar a melhoria. Se for possível, disponibilize um equipamento com internet (computador, tablet, celular) por grupo para que pesquisem. Sugira alguns endereços para pesquisa. Caso não tenham acesso aos equipamentos ou internet, faça um cartaz com preços pesquisados por você (dê sempre mais de uma opção por produto).
Esta atividade será realizada nos grupos organizados no início da aula, que farão um planejamento para arrecadar dinheiro e executar uma melhoria na escola. Oriente que os grupos se organizem para que cada integrante tenha uma função durante o trabalho:
- Repórter, que fará o registro e a socialização.
- Facilitador, responsável por garantir que todos entendam as ações propostas na atividade e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador, que deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
- Controlador do tempo, que será responsável por garantir que o grupo realize toda a tarefa.
Saliente a importância da participação de todos na construção do planejamento financeiro, com cada contribuição sendo considerada e discutida.
O que propor?
Inicie apresentando um cartaz com as melhorias sugeridas pelos estudantes. Cole as tarjetas que os alunos escreveram, separando-as em dois grupos:
Não são necessários recursos financeiros | Necessita de recursos financeiros
Faça uma breve conversa, no coletivo, sobre as melhorias que não necessitam de recursos financeiros, levantando com a turma algumas ações possíveis para realizar tais melhorias (por exemplo, é necessário melhorar a limpeza do pátio durante o intervalo). Pergunte o que pode ser feito a esse respeito. Para tanto, os alunos podem sugerir, por exemplo, que seja feita uma campanha para que o lixo seja jogado nos lugares apropriados. Caso apareça alguma proposta como, que as torneiras não fiquem abertas, com água vazando, será necessário avaliar se ficam abertas porque os estudantes não as fecham ou se necessitam de reparos (neste caso, a melhoria precisa de recursos financeiros). Faça algumas perguntas para que os estudantes reflitam sobre algumas ideias neste sentido (esta etapa deve ser feita em cerca de 5 minutos, ou seja, uma conversa breve).
Para esta atividade, cada grupo deverá escolher uma das melhorias listadas para a sua escola e realizar a proposta de um planejamento para arrecadar recursos financeiros, de modo a executar tal melhoria.
Explique a proposta e leia a comanda da Atividade 3 (disponível nos materiais complementares deste plano): “Nos grupos, escolham uma das melhorias que listaram para sua escola e completem o quadro com as etapas que sua turma deverá fazer para que esta melhoria se realize”. Entregue uma cópia da atividade por grupo ou, caso não seja possível fazer cópias, peça que façam o registro no caderno, listando as etapas. Enquanto os grupos discutem, circule entre eles para verificar se entenderam a proposta. Realize as intervenções que julgar necessárias, lembrando que devem ser interferências que levem à reflexão. Oriente sobre a importância da participação de todos, contribuindo para o planejamento.
Sugestões de adequação
Caso sua escola não possa arrecadar verbas, você pode alterar essa atividade, propondo que os estudantes façam uma entrevista com alguém da direção ou do conselho escolar, para que entendam com que recursos podem contar para que as melhorias sejam realizadas. Podem perguntar sobre como é feito o planejamento financeiro para tais gastos. Podem entrevistar mais de uma pessoa, realizando esta proposta em grupos. Em seguida, os estudantes podem pensar em maneiras de economizar recursos, como, por exemplo, água e energia elétrica, e propor avisos para otimizar o uso do papel para enxugar as mãos, coleta de lixo etc. Assim, a atividade aborda as questões de planejamento, desperdício e consumo consciente.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Este é o momento para a socialização dos planejamentos realizados pelos grupos. Peça que cada grupo apresente suas propostas e disponibilize os registros de todos os grupos, para que os estudantes possam rever as ideias dos colegas em outros momentos. Para tanto, você pode colar os registros na parede da sala, por exemplo. Veja uma possibilidade de planejamento na Resolução de atividade 3 - Planejando para arrecadar recursos. O importante é que os estudantes coloquem suas ideias e ampliem seu repertório ao escutar os demais grupos e ao refletir a partir das suas intervenções. Se julgar necessário, no final das apresentações dos grupos você pode fazer algumas perguntas, para que os estudantes ampliem suas reflexões. Seguem algumas sugestões. Utilize as que considerar relevantes:
- O que pode acontecer se comprarmos um produto sem fazer uma pesquisa de preços?
- Como os responsáveis pelo orçamento podem fazer para conseguir vários preços?
- Devemos observar outras coisas, além do preço, quando escolhemos onde comprar?
- Quem já fez pesquisa de preços? Pode contar como foi?
- Quem deve participar da organização e dos eventos para arrecadação dos recursos financeiros?
- Como fazer para arrecadar os recursos e garantir a participação de todos os envolvidos?
- É preciso estipular um tempo para o levantamento de recursos? Por quê?
O que propor?
Explique aos estudantes, que vocês farão a socialização dos planejamentos realizados pelos grupos e que cada um fará a exposição para os demais colegas. Coloque a importância de respeitar todas as ideias e opiniões. Um a um, cada grupo deverá apresentar seu planejamento. Ao final, faça um fechamento, relacionando ideias dos grupos e propondo alguma pergunta para ampliar as ideias.
Sugestões de adequação
Se você optou por fazer as entrevistas, peça que cada grupo apresente as informações coletadas aos demais.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
7 minutos.
Orientações:
Nesta atividade, cujo propósito é avaliar as aprendizagens que foram construídas, será apresentada uma proposta de avaliação por grupos. Existem perguntas para nortear, mas permitindo que a turma exercite a inteligência interpessoal.
O que propor?
Explique aos estudantes que é uma atividade em grupo, com os mesmos grupos que trabalharam juntos nas atividades anteriores. Entregue uma cópia da Atividade 4, disponível nos materiais complementares deste plano, para cada grupo. Se isso não for possível, escreva as perguntas no quadro, numerando-as, e peça que registrem as respostas no caderno, numerando-as também conforme as perguntas. Ao final, recolha os cadernos e, se houver tempo, socialize algumas respostas.
Sugestões de adequação
Se sua turma fez e sistematizou a entrevista, pode solicitar que discutam e registrem suas conclusões da avaliação por grupos, também, apenas alterando as questões, adequando-as ao tipo de atividade realizada.