Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes da aula, organize os estudantes em grupos e solicite-lhes estudar as reportagens disponibilizadas nos materiais complementares deste plano (Anexo 01). É importante que você compartilhe os links com os grupos ou leve as reportagens impressas. Você pode também pesquisar situações semelhantes no seu local de vivência, aproximando ainda mais os estudantes da proposta. Oriente os grupos para o estudo da reportagem com base nos questionamentos apresentados no Roteiro 1 (Anexo 02). Esse documento é apenas uma sugestão e você pode adaptá-lo de acordo com as especificidades de sua turma. O importante é que eles percebam a fonte causadora do problema e estejam repertoriados para apresentá-la durante a aula.
Além disso, na semana que antecede a aula, coloque em local acessível à turma a tabela disponível no Anexo 03. Oriente os estudantes para o registro na escola e, quando estiverem em casa, anotarem no caderno e depois transporem as informações para a tabela. A ideia é que, ao longo da semana escolhida, tudo que for consumido pelos estudantes e gere resíduo seja anotado nessa tabela. Os dados quantificados serão usados no momento da Problematização da aula. Por exemplo, se chuparam uma bala, o primeiro que a consumiu escreve na tabela. Os demais que também consumirem o produto apenas marcam um $ na linha correspondente. Observe os produtos, o preenchimento da tabela e contabilize as informações antes da aula. É importante que você consiga determinar o volume de resíduos gerados a partir do consumo da turma, ao longo de uma semana. Junto com a apresentação da tabela, já com tudo contabilizado, escolha algo para fazer uma comparação, como, por exemplo, considerando que todos os papéis dariam para encher um campo de futebol.
Para se aprofundar
Você conhece a Lei de Crimes Ambientais? Há muitos artigos relacionados à degradação dos espaços causada pelas atividades humanas. A própria definição de impacto ambiental traz essa reflexão. Nesse momento, ao falarmos de consciência individual e coletiva, é muito importante que os estudantes percebam o quanto as atitudes individuais, o consumo descontrolado, o descarte de resíduos e outros comportamentos simples, presentes no seu dia a dia, podem se tornar um agravo. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e explorar ainda mais a temática desse plano, acesse a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm.
Será que todos nós sabemos o que pode ser considerado um crime ambiental?
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Reportagens disponíveis no anexo 01
Roteiro de estudo disponível no anexo 02.
Quantificação das informações da tabela apresentada no anexo 03.
Filipetas para problematização disponível no anexo 04.
Tabela para avaliação disponível no anexo 05.
Trecho da Constituição Federal (Art. 225) a ser projetado, entregue para os grupos ou transcrito no quadro.
Imagem de uma enchente com muitos resíduos (de uso comum) flutuando na água, ou ainda, um local com depósito de resíduos após uma enchente.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a sala em grupos, a partir das reportagens separadas para estudo prévio. Apresente aos estudantes o resultado da tabela sobre o consumo da turma ao longo de uma semana. Coloque os resultados em local visível e permita-lhes observar. Junto com a tabela, apresente a imagem para comparação. A mediação deve possibilitar que relacionem o descarte inadequado de resíduos com os problemas ambientais apresentados nas reportagens.
O que propor?
Coloque as imagens da tabela de consumo da turma e a imagem escolhida para comparação em local visível. Questione os estudantes sobre o consumo para que percebam se consumiram muito ou pouco (em volume de resíduos gerados). Você pode usar questionamentos como:
- Nossa turma consumiu muito ou pouco?
- Qual o produto mais consumido?
- Qual o resíduo mais gerado?
- Gastamos muito ou pouco com todo esse consumo?
- Vocês acham que se essa quantidade fosse multiplicada por um ano o volume de resíduo gerado caberia onde?
Possibilite aos estudantes expressar suas ideias sobre a observação que fizeram, registrando as concepções apresentadas e estabelecendo uma relação entre consumo, descarte e impactos ambientais. Caso essa informação não apareça, você pode perguntar se eles acham que tudo isso tem alguma relação com o que leram nas reportagens e qual relação seria essa.
A ideia é que percebam que grande parte das enchentes é provocada pelo acúmulo de resíduos nas ruas, bueiros e rios, comprometendo a vazão da água. Realize a mediação para que essa compreensão desperte o interesse deles.
Questione-os:
- A enchente que acontece no bairro vizinho pode ter sido causada por algum comportamento inadequado nosso?
- Se para causar impacto ambiental precisaríamos, por exemplo, de muitos papéis de bala jogados no chão, um único papel de bala não causaria tanto problema, vocês concordam? Por quê?
Essas perguntas devem favorecer uma tempestade de ideias sobre o assunto e só nas próximas etapas da aula levarem à conclusão de que nossas atitudes individuais afetam a coletividade.
Sugestões de adequação
Caso os questionamentos não despertem nos estudantes a relação desejada para essa parte da aula, antecipe a apresentação de algumas imagens de enchentes deixando evidente o tipo de resíduo que aparece em suspensão na água. Isso possibilitará uma relação mais direta entre o consumo, o descarte e os impactos ambientais.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações
Nessa etapa, os estudantes devem apresentar as informações coletadas a partir do estudo das reportagens. Em seguida, coletivamente, irão pensar sobre o artigo 225 da Constituição Federal, sobre direitos e deveres e se aprofundar na relação de tudo isso com os dados apresentados na tabela do momento anterior. Com as discussões, devem reconhecer-se como agentes de transformação dos espaços e iniciarem o planejamento de ações de melhoria, tendo como referência o entorno da escola ou o próprio espaço escolar.
O que propor?
Proponha que cada grupo apresente suas observações sobre a reportagem. Você pode colocar as questões centrais no quadro e realizar um registro coletivo sobre as percepções dos grupos. Considere como anotações centrais:
- Qual foi o impacto causado?
- O que causou esse problema?
- Para que isso aconteça, depende da ação humana ou é um fenômeno natural?
- Vocês identificam algum resíduo sólido, anotado na nossa tabela, boiando na água?
Cuide para que cada grupo não ultrapasse, nesse momento, 2 minutos de compartilhamento de ideias e registre as informações que farão parte da síntese coletiva da atividade.
Em seguida, a mediação das discussões deve possibilitar aos estudantes perceber, de maneira mais aprofundada, a relação entre consumo, descarte e possibilidade de enchentes. Para isso, apresente a imagem de uma enchente com muitos resíduos comuns boiando e pergunte: Como esse material foi parar aí?
Amplie as discussões e pergunte se eles já vivenciaram uma situação de enchente e o que viram.
Findada a primeira etapa, projete ou entregue a eles uma filipeta com a transcrição do artigo 225 da Constituição Federal.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum e do povo, essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Brasil, 1988)
Solicite aos estudantes fazerem a leitura e, caso tenham alguma palavra que desconhecem, esclareça as dúvidas.
Entregue-lhes os trechos disponíveis no anexo 4 e peça-lhes para, a cada frase, escolherem uma filipeta que se relacione com o que está sendo apresentado.
Certifique-se de que todos os grupos estão com as informações e inicie a rodada de perguntas anotando o que apareceu como resposta e mediando o que for necessário para que construam a percepção de coletividade e de equilíbrio dos espaços.
- Ecologicamente equilibrado é o mesmo que: filipeta falando sobre ambiente limpo, sem poluição, sem degradação.
- O uso do povo é o mesmo que: filipeta dizendo que pertence a todos nós.
- Qualidade de vida sadia representa: filipeta apresentando a ideia sobre ambiente limpo, sem poluição, sem degradação e adequado para a sobrevivência de todos os seres vivos.
- Quem precisa cuidar desse meio ambiente? Filipeta que traz a informação de coletividade = todos nós.
- O que significa dizer “presentes e futuras gerações”? Filipeta que traz a geração atual, as pessoas que vivem hoje e as que estarão aqui no futuro.
Finalize a rodada perguntando: Então de quem é a responsabilidade?
Nesse momento as crianças conseguem perceber que a responsabilidade é de todos nós, que ser um cidadão é ser um sujeito de direitos, mas também de deveres. Temos o direito ao meio ambiente equilibrado e o dever de preservá-lo. Reforce aqui que nossas atitudes, mesmo individuais, podem afetar a coletividade. Um papel de bala pode virar um grave problema quando se junta a outros resíduos e isso prejudica muito o ambiente e todos os seres vivos, incluindo a espécie humana.
Sugestões de adequação
Você pode construir um jogo com as informações do anexo 4 e possibilitar que, ao invés de escolher a filipeta, os grupos possam se desafiar. Para isso, o tempo da aula precisa ser reorganizado. Além disso, falar de direitos e deveres pode ser uma discussão ampliada com um debate sobre o que é direito e o que são deveres, ou ainda, explorando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Os estudantes devem refletir sobre os registros feitos até o momento e iniciar o planejamento de uma ação que possa gerar economia dos recursos naturais, economia no consumo de produtos e minimização dos danos causados no entorno da escola.
Caso o tempo proposto aqui seja menor do que o que você precisa, adapte outros momentos para a realização da Sistematização.
O que propor?
Explique para a turma que eles vão iniciar o planejamento de uma ação que possa sensibilizar as pessoas sobre os impactos ambientais causados. Para isso, devem realizar uma investigação na escola ou no seu entorno, diagnosticar o problema e planejar as ações de melhoria.
É importante que reflitam sobre o quanto ações individuais afetam a coletividade e como temos muitas pessoas que não percebem isso. Oriente-os a pensar em ações que gerem essa percepção para que tenhamos a mudança de comportamento.
Solicite-lhes registrar no caderno as principais informações discutidas ao longo da aula. Elas serão usadas como ponto de partida para esse planejamento.
Sugestões de adequação
Caso haja dificuldade em dar continuidade à proposta, solicite aos estudantes o registro das discussões, consolidando algumas percepções, e liste alguns problemas ambientais para que possam dizer qual ação poderia minimizar o dano, considerando as questões individuais e coletivas apresentadas ao longo da aula.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Apresente aos estudantes a tabela disponível no anexo 05.
O que propor?
Explique-lhes que, a partir das discussões apresentadas, devem preencher o documento, considerando o que faziam de errado, mas não sabiam, o que descobriram que é preciso mudar e como pretendem fazer daqui para frente.
Sugestões de adequação
Você pode ampliar essa análise discutindo as respostas com os grupos e acrescentando a pergunta: Como posso contar isso para que outras pessoas percebam a necessidade de mudar?