Compartilhe:

Jornalismo

Saiba quem é Maria Helena Guimarães de Castro, a nova secretária executiva do Ministério da Educação e Cultura

Socióloga já foi oficialmente apresentada aos funcionários pelo novo ministro, Mendonça Filho

PorAnna Rachel Ferreira

13/05/2016

Socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é a nova
secretária executiva do Ministério da Educação e Cultura

 

Em seu primeiro contato com a equipe do Ministério da Educação (agora unido à pasta da Cultura), Mendonça Filho confirmou que Maria Helena Guimarães de Castro será sua secretária executiva. A socióloga paulista é especialista em Educação e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de onde é professora aposentada e pesquisadora. Já exerceu esse mesmo cargo, em 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Antes disso, ela foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 1995 e 2001. Nesse período, organizou e implantou o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Nacional de Informação Educacional, que contempla os censos escolares e a produção de estatísticas educacionais.

Também foi secretária de Estado de Educação de São Paulo, de 2007 a 2009. No governo paulista também atuou como secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, em 2006, e secretária de Desenvolvimento Social de 2003 a 2005. Nas últimas eleições presidenciais, foi responsável pela área de Educação do programa de governo do candidato Aécio Neves (PSDB).

Atualmente, é diretora-executiva da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de São Paulo. Participa de conselhos de entidades ligadas à Educação, como a Todos pela Educação e é membro da Academia Brasileira de Educação.

Em entrevista realizada para GESTÃO ESCOLAR em 2010, Maria Helena valorizou o resgate dos rituais que colaboram com a organização da vida escolar e falou sobre os desafios dos gestores e a importância de envolver a comunidade (confira a íntegra da conversa com ela aqui ).

Confira, também, o que sabemos (e não sabemos) sobre as ideias do presidente interino Michel Temer para a Educação  e conheça o novo ministro, Mendonça Filho.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias