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Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto

As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Pau

por:
NE
NOVA ESCOLA
29 de Agosto 2016 - 14:12

Interpretar texto de quadrinho (Descritor 5)

1. O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque
(A) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
(B) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
(C) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
(D) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.

Análise
Para decidir se A Vassoura apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa, o aluno deve saber que em charges e quadrinhos as linguagens verbal e não verbal se complementam. Assim, ele percebe a interação entre o desenho carregado de ironia e o texto escrito.

Orientações
Se o descritor requer a habilidade de reconhecer relações entre recursos verbais e não verbais, é fundamental oferecer às crianças a oportunidade de ler obras que integrem textos verbais com material gráfico: as tradicionais histórias em quadrinhos, charges em jornais e textos publicitários e tirinhas, entre outros. Além disso, também é possível ampliar esse contato com os textos de outras disciplinas que incluam mapas, gráficos e tabelas.

 

2. A menina do texto
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.

Análise
A compreensão da tirinha de Mafalda oferece um grau de dificuldade maior do que o apresentado na questão anterior. A criança tem de ter familiaridade com o gênero, ler todos os quadrinhos, compreender a sequência de falas e identificar a expressão de irritação e braveza da personagem no fim, assim como a relação que estabelece com a situação contemporânea de crise econômica.

Orientações
Um exercício interessante para ampliar a familiaridade e os conhecimentos da classe sobre textos desse tipo é selecionar tirinhas de vários autores e comparar a maneira de cada um deles usar os recursos típicos desse gênero. Por exemplo: os diferentes tipos de balão, as onomatopeias, o recurso de articuladores de tempo no topo do quadrinho etc.

 

Identificar finalidade do texto (Descritor 9)

 

Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia
resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os
vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para

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socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar;
e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas.

10.

Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém
socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

 

1. O texto tem a finalidade de
(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento.

2. O objetivo do texto é
(A) alertar.
(B) anunciar.
(C) criticar.
(D) divertir.

Análise
Nas questões referentes a este descritor, exige-se familiaridade com o gênero do texto e suas características: esfera em que circula, conteúdo temático e, em especial, sua finalidade. A questão 7, referente ao texto O Menino Que Mentia, se refere a uma fábula, um gênero narrativo cujo objetivo é transmitir valores morais por meio do exemplo dos personagens, que funcionam como protótipos de virtudes e defeitos humanos. Também no que se refere ao item 8, baseado na tirinha da Mônica, a criança pode acertar a pergunta se tiver o domínio das características delas (relacionar imagem e texto verbal, os efeitos provocados por recursos gráficos etc.), se encontrar pistas, como a expressão dos personagens no último quadrinho e a frase "devolvida" pelo eco, e se souber que o gênero tem a finalidade de divertir. Isso não significa, porém, que ela tenha compreendido seu sentido de humor.

Orientações
É essencial promover atividades com textos de gêneros diversos, explicitando as diferentes finalidades: entreter, transmitir valores, discutir questões polêmicas de relevância social, apresentar instruções de montagem, orientar o preparo de um prato, apresentar informações sobre um fato histórico e anunciar um produto a ser vendido, entre outras. É essencial que os alunos compreendam que a leitura de uma tirinha é diferente daquela feita para buscar uma informação. Do mesmo modo, a que tem a finalidade de estudar mais sobre um assunto difere da feita para fazer uma receita. Em cada uma, o leitor assume comportamentos diversos porque têm propósitos diferentes em relação aos textos.

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