Compartilhe:

Jornalismo

Ao corrigir a prova, posso usar caneta vermelha ou colocar um X nas respostas erradas dos alunos?

PorNeurilene Martins

24/08/2016

 Pessoa corrigindo uma folha de atividades com caneta vermelha e fazendo X nas contas erradas. A folha está presa em uma prancheta.
Crédito: Shutterstock

A correção de provas é uma ótima oportunidade para melhorar a comunicação com nossos alunos. Mas, para isso, é preciso realizá-la como um ritual pedagógico e não uma atividade mecânica.

Um elogio dado pela caneta do professor – vermelha ou não – vale muito! Expressões como “excelente produção”, “boa resolução” e “como você avançou” ainda fazem diferença para os estudantes, em qualquer nível de escolarização. As crianças e os adolescentes as festejam e as exibem às famílias como um feito. Isso faz com que os estudantes se sintam valorizados e animados para investir nos estudos. Mas é importante deixar bem claro o que está sendo elogiado e este recurso não deve se restringir àqueles que tiveram os melhores resultados.

Diante de resoluções erradas e incompletas nas provas, o professor precisa realizar indicações úteis, que favoreçam a reflexão do estudante sobre o que foi apresentado na atividade e o que é esperado. Indicar apenas um “x” não colabora com a aprendizagem. Precisamos identificar o tipo de erro cometido e indicar pistas que guiem a turma para melhores resultados. Assim, os registros docentes nas provas devem ser simples, objetivos e compreensíveis tendo em vista o estudante como interlocutor. E, acredite, a qualidade desse retorno independe da cor da caneta que você vai usar.

Compartilho algumas dicas de professor para professor para garantir que a correção também seja uma oportunidade do aluno avançar:

  • Defina um padrão de resposta, antecipadamente, e use-o na correção de questões discursivas. Por exemplo, se a questão for para o estudante fazer uma resenha de uma obra literária da biblioteca de classe, defina antecipadamente as informações que o texto precisa apresentar, os aspectos linguísticos e discursivos que deverão ser contemplados e tome essa lista como critério para realizar a leitura crítica das respostas. Esse procedimento vai dar ritmo à correção e coerência aos registros feitos pelo professor na avaliação, sem deixar de valorizar possíveis estratégias pessoais dos estudantes na resolução de questões.

  • Você não precisa corrigir tudo no que se refere aos aspectos linguísticos, como ortografia, acentuação, pontuação ou concordância. Considere as aprendizagens esperadas para o ano e para as condições de ensino e combine o que eles não podem mais errar no texto escrito. Sinalize na prova esses aspectos usando, por exemplo, legendas. Se houver questões de escrita relevantes a resolver, planeje atividades específicas para abordá-las depois.

  • Complemente a correção escrita com rodas de conversa. Realize devolutivas públicas em que os estudantes tenham a prova em mãos. Comente as boas resoluções e aponte as questões que pareceram mais difíceis para o grupo com as devidas reflexões. Compartilhe respostas exemplares e dê oportunidade para crianças conferirem as próprias produções e tirarem suas dúvidas.

  • Realize atendimentos individuais, quando necessário. No caso de estudantes com resultados abaixo do esperado, essa é uma maneira de acolhê-los e orientá-los rumo à novas etapas de estudo.


E você, que outras sugestões tem para os colegas qualificarem as correções de provas? Afinal, nada melhor do que aprender com os parceiros de profissão!

Um abraço,
Neury

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias