Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Google Docs e alguma ferramenta para envio da lista de objetos, como Whatsapp ou e-mail, por exemplo.
- Optativas: ferramentas para desenho, como Paint, e para gravação de áudio, como o gravador de áudio do próprio celular.
Contexto e questão disparadora
Solicite que as crianças listem os objetos utilizados durante o dia nas casas delas. Permita que elas registrem livremente esses objetos, seja por meio da escrita das palavras, falando em áudios ou desenhando. Peça que os alunos encaminhem essa lista ao professor via de e-mail ou whatsapp.
Mão na massa
Encaminhe para os alunos, pelo Google Docs, imagens de alguns dos objetos listados com o respectivo nome escrito em caixa alta. Solicite que os alunos se dividam em duplas para agruparem os objetos de acordo com os materiais que são produzidos: metal, papel, vidro, plástico e borracha. Após realizarem essa divisão, peça para que te notifiquem quando a atividade for finalizada.
Sistematização
Agrupe todos os registros dos alunos em um só arquivo e peça que observem os objetos ali apresentados. Peça que eles respondam, por áudio (é possível utilizar o recurso de envio de áudio por whatsapp), à seguinte pergunta:
- Qual material mais utilizado, dentre os objetos apresentados na atividade?
Convite às famílias
A família pode colaborar no registro da lista, retomando com as crianças a atividade sempre que o aluno utilizar um objeto diferente no dia a dia. Pode, também, mediar e facilitar o agrupamento dos objetos de acordo com os materiais com que são produzidos e colaborar com o trabalho em dupla, atuando como ponte entre as duas crianças.